domingo, 9 de fevereiro de 2014

Tortura chinesa com bebês!

Gente!
Quero compartilhar este pensamento com vocês, até porque tenho que falar sobre para ver se chego a algum diagnóstico ou se é pura encanaçao minha.
Mas, eu seeempre concordei quando alguém usa a expressão tortura chinesa chinesa com bebês. Estou falando quanto a objetos principalmente de decoração que temos, e queremos que fiquem ali lindos e perfeitos, mesmo tendo um bebê que está na fase de explorar, descobrir as coisas, lamber coisas.Por isto que adoro a pedagogia montessoriana, e dentro dela o lar montessoriano, porque pode ser exagero, dizer, tortura chinesa por não deixar os bebês manusearem os objetos, mas é exatamente isto.Pensem em um bebê, com todo seu sistema empírico cerebral (bem sei se existe este termo, mas pra mim fez sentido! Essa palabra empírico, me "catarseou" de diversas formas, enfim), ele não tem condições de entender, que aquele lindo bibelô não pode ser mexido, não pode ser tocado, porque neste momento, o bebê está sendo regido pelas sensações internas, e estas sensações internas, querem pegar o bibelô.Simples assim.Eu não concordo, quando dizem, tem que deixar tudo no lugar e o bebê tem que aprender (oi?), cof! Cof!, o bebê tem que aprender a não por a mão. Porque e de pequeno que se aprende e blá blá blá. Entao, voltando ao raciocínio da tortura chinesa, eu concordo com o termo tortura chinesa, para relacionar com essa questão de proibir os bebês de e plorarem os objetos(deixo claro, que quando digo objetos, são coisas inocentes, que não oferecem riscos,de asfixia, engasgo, choque, afogamento, etc),aliás gente, eu acho a china tão over, tão castradora, tão machista, tão escravista, mães tigres, etc.De fato, não só os chineses impõem hábitos nocivos ao crescimento dos bebês, posso citar várias outras culturas, mas a eexpressão que ouço mais, é esta.Gente, vejam bem, não estou criticando a cultura de um pais, minha crítica é quanto, a querermos imoor um comportamento aos nossos bebês, que não condizem com a maturidade e desenvolvimento deles.Sou super a favor da educação não-violenta, desde bebê principalmente! Eu já recebi críticas, inclusive familiares,que dizem, que está errado, que devo deixar tudo no lugar e obrigar o bebê a nao tocar em nada.Ahhh gente, é o fim, né? O que algum adulto vê, como uma criança que fuça em tudo, eu vejo um serzinho, desbravando, conhecendo, pensando, experimentando e construindo seu ponto de vista, seu raciocínio baseado nas sensações e experimentaçoes ao longo de sua infância.
Continua...

2 comentários:

  1. Olá, só agora vi seu comentário no Instagram. Sou sim a autora da Fada emburrada. Mande-me um email que lhe falo mais sobre este e outros livros meus:
    alessandraroscoe@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu relato, concordo com vc e acredito que as crianças devem explorar realmente tudo que não lhes façam mal.
    Abraços!
    Desso

    ResponderExcluir